domingo, 15 de junho de 2014

MEMORIAL E PRAÇA MARIA ARAGÃO -- SÃO LUÍS MA


Memorial e Praça Maria Aragão -- O equipamento, localizado no Centro Histórico der São Luís MA, foi inaugurado em 2003 e é espaço de relevante importância social, política e cultural da cidade.

 Tendo o projeto assinado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, integra-se à Praça Gonçalves Dias, local de referência histórica e de tradicional convivência do povo de São Luís.

 O Memorial Maria Aragão é marco na formação da memória maranhense, notadamente da ilustre Dra. Maria José Aragão, uma das maiores expressões da mulher maranhense do século passado que muito honra os maranhense pela sua luta em busca da realização do sonho de emancipação da humanidade.É o maior espaço público aberto de São Luis, comportando mais de 15.000 pessoas. Sua estrutura é composta de uma praça, uma lanchonete, uma grande concha/palco com dois grandes camarins munidos de estrutura de baterias de banheiros e do memorial propriamente dito, com o obelisco, sala da administração, depósito, um auditório, espaço de exposição e uma sala/museu, com o acervo da homenageada.








Maria José Camargo Aragão

Maria José Camargo Aragão, mais conhecida por Maria Aragão, (São Luís MA, 10 de fevereiro de 1910 — São Luís, 23 de junho de 1991) foi uma médica e professora brasileira.

A médica Maria Aragão iniciou sua carreira como pediatra, mas fez carreira como ginecologista. Formou-se em medicina pela Universidade do Brasil, do Rio de Janeiro. Sua história tem origem na extrema pobreza, mas ela logo parte em busca da superação da fome, do preconceito (por ser negra e mulher no inicio do seculo passado), da agressão e da perseguição do sonho de ajudar a humanidade. Dotada de um grande senso de liderança, enfrentou as oligarquias políticas, em pleno regime militar na década de 60, e sofreu as perseguições promovidas pela ditadura.

Através da medicina, Maria Aragão entrega-se às causas sociais, lutando por uma sociedade justa e igualitária. foi uma eterna defensora das bandeiras libertárias continua a ser referência para a luta popular do Maranhão. Maria Aragão fez história como líder do Partido Comunista Brasileiro PCB  no estado do Maranhão.

A médica foi também diretora do jornal Tribuna do Povo e lutou contra a ditadura . A médica teve sua vida retratada e foi homenageada no vídeo-documentário "Maria Aragão e Organização Popular", realizado pela Escola Nacional Florestan Fernandes2. O DVD do documentário acompanha um livro e faz parte da segunda fase da série Realidade Brasileira, voltada para bibliotecas públicas, pontos de cultura e escolas públicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário