São geralmente reconhecidas as contribuições de Marx ao estudo da economia. No entanto, a teoria marxista da política, inseparável de sua análise econômica, também fez época. Nesta conversa , o politólogo argentino Atilio Boron fala das contribuições de Marx e de Engels à filosofia e à ciência política.
Depois de argumentar a vigência do marxismo, Boron destaca algumas importantes contribuições deste à teoria política. Entre elas, ressalta a recuperação do conceito da boa sociedade (o comunismo, uma sociedade em permanente superação), a caracterização classista do Estado, o desencontro entre capitalismo e democracia e a transitoriedade de todas as instituições (“a permanente provisoriedade do existente”).
Boron conclui a conversa afirmando que as contradições materiais nas sociedades latino-americanas e europeias conduzem a situações objetivamente revolucionárias. No entanto, é necessário um processo de conscientização – “a batalha de ideias” – para que o sujeito plural (incluindo trabalhadores, jovens, indígenas, camponeses, mulheres, minorias sexuais) se organize em torno do imperativo de construir uma sociedade pós-capitalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário