Programação habitacional e respectivos projetos de arquitetura para a área do Projeto de Irrigação do Bebedouro, Petrolina, Pernambuco. Trabalho realizado em convénio FAO/ONU — SUDENE — SUVALE
Arquiteto -- Frank A E Svensson
Soluções estruturais — engenheiros Paulo Cordeiro Coutinho, José Raymundo Oliva e Waldomiro Almeida; área total — 10.000 há; área a ser irrigada 2.400 há.
Equipamentos necessários ao funcionamento do PIB
Para os diferentes equipamentos – escolas, alojamentos, escritórios, galpões, cooperativas, -- foi observada uma racionalização dos processos construtivos empregados. Pela impossibilidade de uma previsão absoluta das necessidades a atender optou-se ppor um sistema modulado de fácil execução com mão de obra local, permitindo ampliações com um mínimo de dificuldades.
Do estudo dos diferentes programas a atender resultou um módulo de 7,5 por 7,5 m que disciplina tanto as soluções em planta como as estruturais e de cobertura. Os processos construtivos são os comuns da região: estrutura em concreto armado, vedações em alvenaria em tijolo manual e coberturas com telha canal cerâmicas e engradamento em madeira.
Obs. Com o andamento do projeto PIB surgiu na região uma miniempresa produzindo telhas e tijolos furados prensados.
Em todas as construções os materiais são usados sem revestimento. O respeito às condições locais exigiu soluções adequadas que se caracterizam pelo emprego de elementos vazados – cobogós, tijolos alternados e venezianas em madeira – por grandes varandas e beirais, bem como pelas paredes internas que não atingem à cobertura.
Escola rural existente na região do PIB
O governo do Gal. Eurico Gaspar Dutra fez construir por todo o país um sem número de escolas primárias que ficaram conhecidas como escolas Dutra. Esta é uma delas construída com material fornecido por uma olaria artezal das cercanias. Constaram de uma ou várias salas de aula de 6 x 8 metros. Uma área coberta de mesmas dimensões e um terceiro módulo também de 6 x 8 ms comportando 1 quarto para professora residente, instalações sanitárias e local para preparação de merenda escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário